quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Saiba como funciona a Avaliação nutricional - Passo a passo
Jefferson Hiago Santos08:22:00 0 comentários




ANAMNESE,  AVALIAÇÃO DO GASTO ENERGÉTICO E AVALIAÇÃO CLÍNICA

O sucesso para se obter bons resultados muitas vezes está ligado a uma boa anamnese nutricional. Assim, o profissional pode entender de fato quem é o seu paciente, suas necessidades e objetivos.
É realizado a anamnese alimentar para que seja avaliado os hábitos do paciente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.

O objetivo desta etapa é também conhecer a rotina, dados de suas atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir desta averiguação será calculado o metabolismo basal e o gasto energético diário do paciente. 
Na avaliação clínica serão avaliados o histórico de doenças do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é completada com análise física para que seja possível detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outros.


AVALIAÇÃO DE COMPOSIÇÃO CORPORAL

Por meio da verificação do peso e da estatura, será calculado o Indice Corporal do indivíduo. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, antebraço, peito, quadril, cintura, abdômen, Coxa e panturrilha) e com a verificação do percentual de gordura corporal através das dobras cutâneas (tórax, axilar média, bicipital, tríceps, subescapular, abdominal, supra-ilíaca, coxa e panturrilha)



ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS

O cliente recebe o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal) e combina com o nutricionista, suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional;




ELABORAÇÃO DO PLANO ALIMENTAR PERSONALIZADO

Todas as consultas incluem orientação alimentar personalizada, organização de horários, assessoria para o uso de suplementos, nutracêuticos e fitoterápicos (Quando necessário). 
Inclui ainda a montagem de plano alimentar personalizado, que pode ser alterado mensalmente, semanalmente, ou diariamente. Será elaborado o plano alimentar do cliente de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis.


Marque sua consulta, ligue (79)998105404



terça-feira, 8 de agosto de 2017

As consequências do culto a beleza
Jefferson Hiago Santos07:35:00 0 comentários



O que mais vejo hoje em dia são exageros, pessoas que se olham no espelho e se sentem gordos demais ou magros demais, no final se odeiam gerando uma tristeza e ansiedade alta que afetam diretamente no humor, por isso querem a todo custo perder esses quilos a mais ou aumentar, na maioria das vezes aderindo a estratégias que colocam em risco sua saúde.

Qual o preço para se "adequar" aos padrões? Cuidado, as consequências podem vim mais rápido do que você pensa.

Primeiro você precisa se aceitar, não precisa ter vergonha de quem você é, é preciso confiar em seu próprio corpo.  

O problema não é você querer melhorar seu corpo ou querer ser como a musa/modelo do instagram, o problema real são as formas que você utiliza para chegar a esses resultados, retringir demais a alimentação, passar fome, usar produtos com promessa surreais e no fim além de não conseguir obter o resultados esperados ainda ganha de presente uma agustia maior que cresce como uma bola de neve.

Então pare de se sentir para baixo por motivos banais, mudar não significa abrir mão de todos os prazeres da vida e também não precisa ser da noite para o dia, encontrar o seu equilibrio é muito mais importante e isso é muito individual. Não precisa usar remédios para emagrecer sem necessidade (Use somente quando prescrito por um profissional habilitado), isso pode alterar ainda mais seu humor, funções intestinais, estresse, ansiedade, enfim gerando uma dependência desnecessária.



quarta-feira, 12 de julho de 2017

A IMPORTÂNCIA DO SONO
Jefferson Hiago Santos04:22:00 0 comentários

A publicação de hoje é sobre um assunto de muita relevância, O sono!




Quantas horas você dorme durante a noite?  6? 7? 8 horas?... Além da duração, como está a qualidade do seu sono, acorda muito durante a noite? Se sente bem disposto ao acordar ou ainda tem vontade de dormir um pouco mais?

São algumas das perguntas que faço durante a consulta e na maioria das vezes recebo respostas negativas, esse é um fato cada vez mais comum, infelizmente. As longas jornadas de trabalho, o estresse diário, o mal hábito alimentar, atividades noturnas, são alguns dos fatores que influenciam na qualidade do sono. 

É durante a noite que acontecem em nosso corpo as principais regulações hormonais, queda da temperatura corporal, diminuição da pressão sanguínea. Irei abordar com mais detalhes sobre os prejuízos da privação do sono e algumas dicas que podem ajudar aos que sofrem com insônia.


O principal hormônio envolvido no sono é a melatonina, ela é sintetizada pela glândula Pineal, dormir bem e o escuro são requisitos primordiais para elevar seu nível sérico, os maiores picos são observados nas primeiras horas da manhã. Por isso é tão importante manter o escuro em seu quarto, além de evitar a exposição a objetos com luz (Celular, Televisão...) ao menos 1 hora antes de dormir.

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, está envolvido em ações anti-inflamatórias, no metabolismo da glicose e nas respostas imunes. No entanto,  em excesso, é altamente catabólico (Diminuição da massa magra) e ajuda a acumular gordura abdominal. Seu pico mais alto é durante a manhã, entre 8 e 9 horas, situações de estresse também aumentam seus níveis no sangue. No período da noite é interessante manter o cortisol baixo, por isso não é recomendado fazer atividades físicas próximos ao período da noite se você tem dificuldade para dormir ou estresse alto, alguns alimentos e fitoterápicos podem ajudar a modular esse hormônio, no fim da publicação mostrarei algumas estratégias. Isso deixa claro que o estresse elevado está bem ligado ao ganho de peso (Principalmente abdominal), será muito difícil perder peso, mesmo que você siga um plano alimentar exemplar e pratique regulamente atividade física, é necessário modular esse hormônio para diminui o estresse, melhorar o sono e ter mais êxito na perde de peso ou hipertrofia muscular.

O hormônio do crescimento conhecido como GH ou Somatropina, é secretado a partir da hipófise pela glândula pituitária, ele é conhecido por exibir profundos efeitos anabólicos ao nível dos tecidos e tem sido aplicado a ele um papel importante na regulação metabólica, na síntese de proteínas, e na multiplicação e diferenciação celular no músculo esquelético. Seus maiores picos são vistos no meio da noite (Durante o sono) e são nesses períodos que acontecem as maiores taxa anabólica e contrução de tecidos. Uma boa noite de sono garante níveis maiores desse hormônio tão importante para hipertrofia muscular.

A privação do sono também altera os hormônios que equilibram a saciedade e a fome, há a diminuição da Leptina (Envolvido na saciedade) e aumento da grelina (Envolvido na fome), esse desequilíbrio resulta no aumento da fome e consequentemente ingestão alimentar em excesso. É um dos motivos que explica porque sentimos mais fome durante a noite. Vários estudos apontam que uma duração de sono menor que 6 horas ou má qualidade está associado à um maior IMC (índice de massa corporal) e à obesidade. 


A desregulação desses hormônios em longo prazo já é implicado em vários estados de doenças, incluindo alguns tipos de câncer, Doenças metabólicas e distúrbios do humor, como a doença bipolar e depressão maior.

Consegui te convencer a dormir mais cedo?! :) 

Se você tem maior dificuldades para dormir, alguns alimentos na ceia podem te ajudar. É interessante inserir na ceia alimentos ricos nesses nutrientes, além do uso de fitoterápicos (Só devem ser manipulados por um nutricionista capacitado). 

A seguir colocarei sugestões para serem inseridos na Ceia:

Triptofano: Abacate, Banana, Nozes e Amendoas, Cacau

Acido fólico: vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo

Complexo B: Alimentos integrais, sardinha, leite, ovos

Magnésio: vegetais folhosos verde-escuros e oleaginosas

Chás: melissa, camomila, canela, erva doce e mulungu

Não exagere nas quantidade de comida na ceia, se está tendo muita fome nesse horário, uma estratégia inteligente é jantar no início da noite (17:00 ou 18:00) para na Ceia evitar os excessos.

Bom Sono!




quarta-feira, 5 de julho de 2017

MAIS SOBRE O PROPÓLIS
Jefferson Hiago Santos21:51:00 0 comentários

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje irei falar sobre o Própolis.

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do propólis, ainda mais quando associado a gripe ou ação anti-iflamatória, mas você sabia que existem muito mais beneficios? Nesse artigo irei mais além, vamos abordar de forma mais completa.



A Própolis é uma resina que as abelhas coletam de Brotos vegetais para proteger a colméia de bactérias e diversas doenças.  Tem sido usada na Medicina alternativa para curar infecções por centenas de anos. Vários estudos descrevem algumas funções, dentre elas: Antibacteriano, antifúngico, antiviral, antitumoral e antiinflamatório. 

Composição:

   Já foram identificadas mais de 200 substâncias em  própolis  de diferentes  localidades,  incluindo ácidos fenólicos, flavonoides, ésteres, diterpenos, sesquiterpenos, lignanas, aldeídos aromáticos, álcoois, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. 
   É usada para tratamento de aftas e infecções causadas por bactérias, vírus, fungos e protozoários. Também pode ser usada de forma eficiente para estimular o sistema imunológico; Tratamento de problemas gastrointestinais (Somado infecção causada por H. Pylori), disbiose; Utilizada para limpeza e cicatrização mais rápida de feridas e queimaduras menores. 
  A propriedade antimicrobiana da própolis foi amplamente investigada. O própolis pode atuar diretamente em microorganismos ou pode estimular o sistema imunológico e posteriormente ativar os mecanismos envolvidos na matança de microorganismos.
    Estudos demonstram a atividade antibacteriano do própolis e seus beneficios contra várias bactérias, incluindo A. actinomycetemcomitans, F. Nucleatum, P. gingivalis e P. intermedia, espécies Freqüentemente associado a patologias na cavidade oral (periodontites destrutivas).


 A qualidade da composição varia de acordo com a origem de extração, o propólis orgânico (Extraido de regiões com vegetações livres de agrotóxicos e fertilizantes quimicos) se mostrou mais eficiente por apresentar efetivamente os componentes ativos e nutricionais.

Uso:

    A dosagem e formas de uso devem ser prescritas por profissional habilitado de acordo com a individualidade. Existem várias formas de encontrar esse produto, a mais comum é o extrato diluído em álcool. Em adultos, em geral a dose indicada é de 20 a 30 gotas, porém pode variar dependendo do plano alimentar. Se é alérgico a abelha evite o uso. 


REFERÊNCIAS

DE-MELO, A. A. M.; MATSUDA, A. H.; FREITAS, A. S.; BARTH, O. M.; MURADIAN, L. B. A. Capacidade antioxidante da própolis. Pesq. Agropec. Trop., v. 44, n. 3, p. 341-348, 2014.

F.A Santos, E.M.A Bastos, M Uzeda, M.A.R Carvalho, L.M Farias, E.S.A Moreira, F.C Braga. Antibacterial activity of Brazilian propolis and fractions against oral anaerobic bacteria. Journal of Ethnopharmacology, Volume 80, Issue 1, 2002

FULIANG, H.U; HEPBURN, H.R; YINGHUA, L; CHEN, M; RADLOFF, S.E; DAYA, S. Effects of ethanol and water extracts of própolis (bee glue) on acute inflammatory animal models. Journal Ethnopharmacology, v.100, p.276-283, 2005.

J. M. Sforcin, “Propolis and the immune system: a review,” Journal of Ethnopharmacology, vol. 113, no. 1, pp. 1–14, 2007.


Sforcin, J. M. Biological Properties and Therapeutic Applications of PropolisPhytother. Res.30894905, 2016.








BENEFÍCIOS DO AÇAÍ
Jefferson Hiago Santos17:40:00 0 comentários

• Benefício do açaí


      O Estresse e a mal alimentação está presente na vida diária dos brasileiros, esse estilo de vida contribui para o aumento na produção de radicais livres e consequente surgimento de doenças. Para se defender, o organismo conta com defesas antioxidantes, sintetizadas endogenamente (pelo próprio corpo) e também adquirida através da alimentação.

   Em tempos de produtos industrializados e alimentos de pouco valor nutritivos dominando o comércio, ainda há aqueles que preferem os alimentos saudáveis e recomendados. Uma boa pedida é o açaí, fruto que ganha destaque principalmente pela sua alta capacidade antioxidante. 

   Estudos feitos com açaí provou seus benefícios antioxidante, principalmente por conter em sua composição agentes fenólicos, como as antocianinas. Para ficar claro, as antocianinas são responsáveis pela coloração da fruta e evitam a produção de radicais livre, ou seja, é altamente antioxidante.  

   O açaí também é rico em minerais, principalmente potássio e Cálcio e, dentre as vitaminas, pode ser destacada a vitamina E, um complemento aos componentes antioxidantes (polifenóis) também presentes na fruta.

• Como esses agentes antioxidantes agem no corpo:
   Explicando de forma simplificada, Quando o corpo apresenta capacidade insuficiente em neutralizar a produção excessiva de radicais livres, ocorre o estresse oxidativo, o qual pode contribuir para doenças e envelhecimento, incluindo doença cardiovascular, obesidade, catarata, resistência insulínica, doença neurodegenerativa e declínio cognitivo relacionado com a idade, assim como disfunção do sistema imune e câncer. As antocianinas, assim como outros agentes fenólicos, impedem que essas reações aconteçam, neutralizando os radicais livres.

Para ficar mais claro, sugiro que assistam o vídeo abaixo.




• Valor nutricional:























• Referências:

1 - FUNCHAL, F. S. R. B. C. Atividade antioxidante do açaí. 2011. 7f. (Bacharelado em Nutrição) - Centro universitário do IPA, Porto Alegre RS, 2011. Disponível em: <http://www.fernandabernaud.com.br/artigos/d47f2f56a1.pdf> Acesso em: 10 ago. 2013




2 - MENEZES, Ellen Mayra da Silva; TORRES, Amanda Thiele; SABAA SRUR, Armando Ubirajara. Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart) liofilizada. Acta Amaz.,  Manaus,  v. 38,  n. 2,   2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672008000200014&lng=en&nrm=iso>. access on  10  Aug.  2013.


terça-feira, 4 de julho de 2017

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
Jefferson Hiago Santos17:38:00 0 comentários


 Grande parte das pessoas sabem o quanto é importante a amamentação para o desenvolvimento dos bebês, mas infelizmente algumas mães, por falta de informação ou por outros motivos, não seguem as instruções corretas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática do aleitamento exclusivo até os 6 primeiros meses do bebê, e a partir dos 6 meses com alimentação complementar até os 2 anos.
   
   Logo nos primeiros momento de vida, o bebê já deve começar a prática de amamentação, além de contribuir com a prevenção de doenças de ambos (Mãe e filho), também irá aumentar o contato efetivo entre a mãe e o bebê. Caso a amamentação seja ignorada ou não seja seguida corretamente,  futuros prejuízos podem afetar a criança e a mãe, em destaque temos:

(1) Infecções respiratórias agudas: Segundo Cristiano Siqueira cerca de 600.000 mortes por infecções respiratórias no mundo podem ser evitadas com a amamentação, isso equivale à cerca de 30% das morte pós-natal e 50% neo-natal. 

(2) Desnutrição: O leite materno é rico de todos os componentes necessários para o desenvolvimento da criança. Fornece água para hidratação, fatores de desenvolvimento e proteção como os Anticorpos, leucócitos, macrófagos, laxantes, lípase (Enzima necessária para a quebra dos lipídios, propiciando a absorção. Nessa fase há uma escassez dessa enzima), fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilo, fator bífido e outros contra infecção comuns na infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.


(3) Mal formação dos dente: Segundo Bervian, Fontana e Caus (2008), o seio materno funciona como um aparelho ortodôntico natural, porque quando é amamentado, o bebê coloca a língua na posição correta dentro da boca. Por esse motivo as arcádias, bochecha e língua movimentam-se corretamente e toda função neuromuscular da boca desenvolve-se adequadamente, isso acontece devido a vedação de ar quando o bebê amamenta em posição correta, o que obriga a realizar a sucção e a deglutição sempre respirando pelo nariz. Por isso tão importante também para o desenvolvimento adequado dos dentes e musculatura oral. Além disso, um fator que intensifica a mal formação dos dentes é o uso de bico de silicone ou mamadeira de forma inadequada.


 (4) Outras doenças infecciosas: Como já foi citado anteriormente a amamentação é responsável pela transferência de anticorpos, leucócitos e outras células de defesa, que fortalecem o sistema de defesa do bebê. Isso o protege de várias doenças e infecções. 

Essas são apenas algumas causas da falta de aleitamento correto, existem diversos fatores desfavoráveis tanto para o bebê como também para a saúde da mãe. Por isso é tão indicado e de essencial importância que a mãe siga todas as etapas e recomendações médicas para que tudo ocorra como esperado.

Referências:

1 - BOCCOLINI, Cristiano Siqueira et al . O papel do aleitamento materno na redução das hospitalizações por pneumonia em crianças brasileiras menores de 1 ano. J. Pediatr. (Rio J.),  Porto Alegre,  v. 87,  n. 5, Oct.  2011.


2 - ESCUDER, Maria Mercedes Loureiro; VENANCIO, Sonia Isoyama; PEREIRA, Julio César Rodrigues. Estimativa de impacto da amamentação sobre a mortalidade infantil. Rev. Saúde Pública,  São Paulo,  v. 37,  n. 3, June  2003.   

3 - MACEDO, Silvia Elaine Cardozo et al . Fatores de risco para internação por doença respiratória aguda em crianças até um ano de idade. Rev. Saúde Pública,  São Paulo,  v. 41,  n. 3, June  2007.


4 -  Bervian J, Fontana M, Caus B. Relação entre amamentação, desenvolvimento motor bucal e hábitos bucais: revisão de literatura. Rev Facul Odontol. 2008 May/Aug;13(2): 76-81. 


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Onde Atendo?
Jefferson Hiago Santos17:28:00 0 comentários